domingo, outubro 23, 2011

Papangu na Mostra Cultural de Japi




Todo dia é dia de folia para o papangu! Dessa vez o danado resolveu fazer Carnaval em pleno mês de outubro, mais precisamente no último dia 19, na I Mostra Cultural de Japi, no Rio Grande do Norte. Quem acompanha esse blog sabe que Japi é a cidade da minha família materna, onde vivi alguns anos - importantíssimos - de minha infância. Lá, ambientei boa parte da história do meu livro Quem tem medo do papangu?, inspirado nas aventuras e peripécias vividas por meu saudoso avô Pedro Horácio, que durante anos alegrou o Carnaval da cidade se transformando, nos dias da Festa de Momo, no papangu mais tradicional do município.

Por tudo isso, os educadores da cidade decidiriam inserir o livro e o tema do papangu nas festividades da Mostra Cultural, transformando o Quem tem medo de papangu? em peça de teatro. Foi uma enorme festança com direito a homenagens que incluíram minha avó Maria, alguns dos meus tios e primos presentes na ocasião.



O público da Mostra foi composto por centenas de crianças e adultos da comunidade. Ali, naquele colorido ambiente que mesclava festa e aprendizado, muitos tiveram acesso, pela primeira vez, a essa história que, desde a minha infância, me encantou sobremaneira - a ponto de me levar a escrever um livro sobre ela.

Fica aqui meu eterno agradecimento, afeto e respeito a todos os profissionais envolvidos na 4ª Mostra Cultural de Japi. É maravilhoso saber que contribuí, de alguma forma, com o trabalho de vocês junto aos aprendizes da cidade. Peço licença, no entanto, para dizer um obrigada especial à educadora (e minha xará de sobrenome) Célia Dantas, que trabalhou a temática do livro com seus alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e que vem se empenhando muito para a divulgação dessa obra na cidade. Aliás, "pesquei" todas as imagens que ilustram este post do orkut dela, na maior cara-de-pau :)



A fofa da minha avó Maria sendo conduzida pela educadora que interpretou o "papangu".


Aqui vemos minha avó Maria, tios e primas se juntando ao "papangu" na hora da foto.



A professora Célia Cristina Dantas se dirigindo ao público.


Achei uma graça essa reprodução de uma foto minha ao lado de outra (que eu amo!!) dos meus avós Pedro e Maria. Aliás, lembro como se fosse hoje do dia em que tirei essa fotografia dos dois, no quintal da casa de ambos, ao lado da cisterna. Eu tinha 19 anos e, logo que voltei das férias, mandei fazer várias reproduções do retrato. Mandei um para cada tio. Hoje, passados tantos anos, essa recordação tem lugar de destaque na casa de todos eles.

Um viva para o papangu! E outro viva para as memórias que rendem boas histórias!

domingo, outubro 16, 2011

Baianidade nas bancas



Na edição deste mês, a revista Conhecimento Prático Literatura, da editora Escala Educacional, traz análise do meu poema Baianidade Grega, assinada pelo professor Leo Ricino. Em nove páginas, o professor não só analisa o poema como chama a atenção dos leitores para a ótima safra de autores contemporâneos. Dentre eles: Adriana Lisboa, Andrea del Fuego, Claudia Lage e Vário Do Andaraí (para ficar só nos nacionais). Fiquei feliz da vida por estar em tão boa companhia! :)

Infelizmente, o site da revista não disponibiliza a leitura de todos os textos durante o mês da edição. O jeito é correr às bancas de jornal e procurar um exemplar. E vale a pena! A revista está muito bonita e com temas ótimos que auxiliam, sobretudo, o trabalho dos professores de português e literatura em sala de aula.

Em tempo: o site da revista disponibiliza todos os textos do competente professor Leo Ricino, publicados nas edições passadas. É só escrever o nome dele na busca. Fica a dica!

domingo, outubro 09, 2011

Papangu com Cata-vento




Foi uma delícia a contação/leitura da história do Quem tem medo de papangu? para as crianças do Colégio Cata-vento, na Livraria Cortez, na última sexta-feira, dia 07. Pura diversão! Ganhei muitos beijinhos, abraços e carinhos sem ter fim. Olhem só que coisinhas mais lindas essas crianças. Todas especialistas em catar ventos de alegria e amor para, depois, soprar no rosto da gente.

Uma tarde linda, linda, linda!





Quase chorei quando vi essas duas fotos acima... Que mais posso querer da vida?


Júlia: sempre fazendo o melhor para que tudo fique ainda mais bonito! Aproveito para agradecer a todos os amigos da Livraria Cortez, pelo convite e pela confiança de sempre!



Esse é o Cauã. Arrasou durante a minha contação/leitura! Participou, deu pitaco, perguntou. Fofo demais!


Na hora dos autógrafos, pausa para uma recordação da turminha e das professoras.

quinta-feira, outubro 06, 2011

Papangu na Primavera

E nesta sexta-feira, dia 7, às 14h, o papangu vai fazer folia na Livraria Cortez, em Perdizes!! É que estarei lá fazendo a leitura do Quem tem medo de papangu? para a criançada da escola Cata-vento. Não faltarão alegria e diversão!! Juro por todos os carnavais e pelas máscaras mais bonitas que existem!! Palavra de neta e sobrinha de papangus!!