segunda-feira, novembro 13, 2006

O ventre da tarde cigana












A primeira vez que vi a poesia
ela estava no céu disfarçada de crepúsculo.
Nuvens e raios de sol davam-lhe ares de cigana
sedutora, daquelas vestidas com longas saias rodadas, vermelhas.

Mas era 1974 e aos dois anos de idade
nenhuma cigana-crepúsculo era tão terna e quente quanto
o calor da mão da minha mãe –
que me guiava pelas vias de Uberlândia, nas Gerais.

Porém, a tarde cigana, vaidosa, não se deu por vencida.
Queria mesmo se eternizar na mente da menina.
De um golpe só, levantou a saia faceira
e me deixou ver, na curva de uma esquina,
a figura de meu pai.
Inocente da trama orquestrada pela dama vespertina,
o jovem Pedro vinha em nossa direção.

Pingo de gente independente,
corri para abraçá-lo e me fundir àquela pintura de pôr-do-sol
– o mais rápido que me permitiram a idade,
as perninhas curtas
e as sandalinhas de couro branco.
Pronto!
A imagem fora eternizada.
Nascia, do ventre da tarde cigana,
a minha recordação mais antiga.
Emoldurada, na tela eterna da poesia.


Goimar Dantas,
São Paulo
19/09/05

Nenhum comentário: