quarta-feira, abril 11, 2007

Paixão na Paulista



Paixão na Paulista

Era hora do rush em São Paulo.
E eu andava, assim, com meus dilemas.
Contra-fluxo de todo sistema.
Arremedo de um bom cidadão.
Eram seis e trinta de um verão.
De uma calor abafado e ardente.
E eu suava (ainda inocente)
ante tudo que iria viver.
De repente, me vi ofuscado
pela bela de jeito agitado
que surgiu em meio à multidão.
Emanava um calor,
uma chama,
um desejo,
uma estranha doçura...
Luz del Fuego no meio da rua!
Carceragem com um rosto solar.
E eu freei o meu passo apressado.
Cavalo xucro preso por um laço!
Fera vencida em tourada de Espanha!
Senti no peito o varar de uma espada,
de uma lança feroz que transpassa
e ainda zonzo voltei meu olhar
(à procura do rosto solar...)
Para mim era puro poema,
feito a moça do sol de Ipanema,
visão semelhante à do mar.
Bem depressa tratei de segui-la,
mas o fim da avenida surgia.
Feito emblema, enigma,signo:
Uma esfinge que vem devorar!
E eu sozinho enfrentando o feitiço
(que era o viço da dama ao andar.)
Mas o rush em São Paulo é uma dança.
Um bailado,
um forró animado,
onde todos terminam sozinhos(!).
Festa estranha demais de entender.
Procurei-a por todos os lados
(como bicho de faro apurado).
Mas a moça já tinha sumido,
se esquivado sem deixar vestígio.
Ah! São Paulo de amores perdidos!
Dessa graça do encanto instantâneo.
Da paixão que se acha e se perde
no abrir e fechar dos sinais,
no metrô que prescinde do cais,
no olhar sedutor que se lança
nos cinemas e bares, boates.
Nos nasceres de sóis escarlates.
Sentimento rompendo o concreto
(coração no compasso do verso).
Betoneira da selva de pedra.
Com a qual eu misturo essas cenas.
Para erguer edifícios-fonemas.
E chegar ao meu céu... Com poemas.

Goimar Dantas
03/04/07
São Paulo
Imagem disponível em: www.painet.com.br/joubert/images/tourada3.jpg

Um comentário:

Anônimo disse...

"Edifício-poema... chegar aos céus... com poemas"! Como é bom reler você, Gói, essa sensibilidade sem sexo ou gênero, poesia poesia, pura, uma visão tão concreta e tão evanescente ao mesmo tempo. O olhar de um homem sob a perspectiva da sensibilidade feminina. E São Paulo se orgulha de ter uma potiguar tão dedicada a ela, que a retrata tão bem.
Como é bom te ler, te reler sempre.
Prof. Leo Ricino