sexta-feira, agosto 08, 2008

A nossa história

Aqui em casa todos estamos muito emocionados. O motivo é a matéria "Ele recebeu um convite da vida, e aceitou", publicada hoje na Intranet do Senac São Paulo e assinada pela jornalista Débora Valente. O texto conta a história de nossa família como parte de uma série de matérias especiais com foco no Dia dos pais.

O conteúdo da Intranet do Senac São Paulo é disponibilizado apenas para funcionários da instituição. Para ler é necessário senha, cadastro etc. Meu bem, meu "Mau" me mandou a matéria colada na mensagem do e-mail e, como é cheia de fotos, não deu para eu inserir aqui de forma direta. Vou reproduzi-la de maneira mais caseira - juntando o texto, algumas fotos e legendas usadas na matéria. Afinal, o que vale é o conteúdo.

Temos muito orgulho de nossa história. De nossos filhos. De nossa princesa índia que nos foi dada de presente pelos caminhos do coração.



Maurício e Tatá no dia em que se conheceram. No Lar das Crianças Favos de Luz


"Um pai, ainda que o mais pobre, tem sempre uma enorme riqueza para deixar ao filho: seu exemplo". A frase, do escritor Coelho Neto (1864-1934), também autor da célebre estrofe "Ser mãe é padecer no paraíso", retrata bem a missão que norteia a vida de pais conscientes e participativos, como o gerente Maurício da Silva Pedro, da Gerência de Atendimento Corporativo (GAC).
Pai de Yuri, de 12 anos, e lutando pela guarda definitiva de Tailane, ou Tatá, de 10, acredita que a vida gira em torno dos filhos e os bons exemplos são fundamentais para eles se tornarem adultos melhores. "Quando fazem algo inadequado, coloco a mão na consciência para ver se não tenho uma parcela de culpa na história. Tento mostrar o erro como algo humano e também que nem tudo é correto. Quem não cria limites e não está por perto para acompanhar o desenvolvimento do filho não entende as atitudes dele no futuro", reflete.

O pai passeia com os filhos Yuri e Tailane

Com 37 anos, o gerente da GAC mescla idéias maduras e joviais numa composição que considera adequada para exercer a paternidade e, ao mesmo tempo, ser amigo de seus filhos. Procura estar próximo, fazer parte das brincadeiras e aproveita para transmitir seus valores, mostrando um mundo além da realidade que vivenciam. "Tenho consciência que eles serão diferentes de mim e da Goimar, minha esposa, e acho isso ótimo, pois terão a oportunidade de se desenvolverem mais. Contribuir com a formação de outro ser humano é uma tarefa de grande responsabilidade, mas a cumprimos com muito orgulho", conta.

Percorrendo novos caminhos - Maurício sempre quis ter a casa cheia, porém isso era mais sonho que objetivo. Depois do nascimento de Yuri, numa gravidez não planejada, mas muito bem-vinda, sua mulher resolveu não ter mais filhos, pois não queria enfrentar novamente as angústias pelas quais passou como mamãe de primeira viagem. E, ao longo desses anos, o menino descrito pelo pai como compreensivo, animado e extremamente generoso, encheu a vida do casal de alegria.
Até que num domingo frio de setembro, há três anos, a família aceitou o convite da amiga Valéria Queiroz, técnica de desenvolvimento profissional da Gerência de Comunicação e Relações Institucionais (GCR), para preparar um café da tarde no Lar das Crianças Favos de Luz, na zona leste da capital. Depois de algum tempo na casa, brincando e se emocionando com o carinho dos pequenos, algo chamou sua atenção numa menina tímida, que se escondia quando alguém tentava tirar uma foto sua. Maurício se aproximou dela, seguido pela esposa e pelo filho. Somente no colo de Goimar, ainda um pouco acanhada, ela se deixou fotografar e esse foi o primeiro registro da garotinha com sua futura família.
"No meio de várias crianças, aquela menina nos atraiu como um ímã. Realmente é inexplicável, até o Yuri sentiu isso", recorda. Na despedida, Tailane os abraçou com extremo carinho e os três foram embora sabendo que algo em suas vidas havia mudado. As visitas ao Lar tornaram-se freqüentes e, a partir dali, resolveram requerer a autorização para levá-la um sábado e domingo com eles. Nove meses depois, o juiz atendeu a solicitação do casal. Após cinco fins de semana de cumplicidade, não tiveram dúvida e entraram com o pedido de guarda provisória.


A família está ansiosa pela decisão da Justiça, que dará a guarda definitiva de Tailane ao casal

Nos últimos dois anos vivendo juntos, os quatro estão ansiosos pela decisão final da Justiça sobre a guarda definitiva. Maurício diz que nem pensa na hipótese de o processo de adoção não dar certo. "A Tatá só nos acrescentou coisas boas e é uma esponjinha, está sempre absorvendo o que temos para oferecer. E é muito bom tê-la conosco, depois da felicidade de ter esse menino maravilhoso, estou experimentando as alegrias de ser pai dessa garotinha linda. Bem que todo mundo diz que filha é mais apegada ao pai!", comemora.

2 comentários:

Cássia disse...

A história da sua família é muito emocionante e eu fico feliz de ter presenciado com vcs, ao vivo e a cores, o momento do amor a primeira vista! Um beijo em todos!

poesia potiguar disse...

Menina,

lembrei muito disso hoje, quando fui visitar seu blog. Vocês de fato fizeram parte de um dia determinante em nossas vidas. Lembro de que você estava grávida do Antônio, acho que com sete meses. Um frio absurdo e você super alto-astral, como sempre!

Beijos!!