terça-feira, agosto 25, 2009

Nós que aqui estamos por vós esperamos



O vídeo acima é um dos meus trechos preferidos do documentário “Nós que aqui estamos por vós esperamos” (Direção e roteiro geniais assinados por Marcelo Masagão, 1999, e trilha sonora de tirar o fôlego, de Wim Mertens). Assisti no último sábado e, durante mais de uma hora, segurei nas mãos imaginárias do diretor e me deixei levar numa viagem inesquecível pelo século 20: ciência, tecnologia, cultura, arte, religião, ritos, mitos, dança, música e guerras sem fim são evocadas e personificadas por meio da presença visual de personagens famosos e anônimos. Pessoas que já se foram, mas que contribuíram – para o bem ou para o mal – para tornar o mundo do jeitinho que é hoje: um misto de caos e beleza, drama e comédia, esperança e descrença.

Fiquei com vontade de sair pelo mundo divulgando o filme. O problema é que como todo bom documentário, esse também é difícil de encontrar para locação. Só consegui vê-lo porque Deus me presenteou com uma vizinha cinéfila que sempre me empresta suas pérolas (obrigada, Senhor!!!!!). Mas, para quem não tem a mesma sorte, minha sugestão é acessar o You tube. O filme está todo disponivel lá.

E para saber mais sobre a obra, aconselho o texto sensível – e bastante detalhado – do historiador Nicolau Svcenko, disponível aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso !
Vou correndo ver.

O anacrônico aqui agradece.

Um abço

WF

(i) Diogo-Criative. disse...

Esse filme é realmente impressionante.
e essa comparação entre o dançarino e o futebolista é genial!
Parabens pelo blog, há coisas muito boas msmo...

estou começando um também, da uma passadinha lá...
www.iiluminarweb.blogspot.com
abraços, e tdo de bom.