quarta-feira, novembro 19, 2008

Balada literária em São Paulo



Essa foto tem uns dois anos, mas é perfeita pra ilustrar minha cara de desespero nessa fase atual de não saber se assovio ou chupo cana. Tenho pilhas de trabalho pra entregar nas próximas semanas e ando sem tempo até de me coçar. Em meio a esse turbilhão, uma amiga nos convidou pra ir para o apartamento dela, na praia, nesse feriado... Sei, não... Enquanto as crianças vão pro mar, acho que vou passar o tempo todo é me bronzeando com a palidez da luz branca desse laptop...

Ao mesmo tempo, aqui em São Paulo, acontece a ótima Balada literária, organizada pelo Marcelino Freire. Pra variar, acho difícil que eu consiga ver alguma das atrações... Fico me perguntando: por que será que meus picos de trabalho sempre coincidem com os melhores eventos literários do Brasil???? Vou te contar, viu?

Bom, pra os que estarão em São Paulo, sem muito o que fazer nesse feriado da Consciência Negra (quinta, dia 20, mas que a maioria vai emendar com a sexta), vejam aí a programação maravilhosa, que pesquei lá no blog Doidivana.

Aproveitem!


DIA 20 - QUINTA-FEIRA

11h00 - LIVRARIA DA VILA
EVA FURNARI, ÍNDIGO, LUIZ BRAS e VLADIMIR SACCHETTA conversam com TATIANA BELINKY.
Mesa de abertura em que três autores da literatura infantil e o escritor VLADIMIR SACCHETTA conversam com a homenageada da BALADA LITERÁRIA 2008, a escritora TATIANA BELINKY.
Participação especial da atriz ANA LUISA LACOMBE.

14h30 - LIVRARIA DA VILA
ALBERTO GUZIK conversa com FERNANDO BONASSI, RICARDO SILVESTRIN e SUZANA AMARAL.
O escritor e ator ALBERTO GUZIK conversa com o escritor e dramaturgo FERNANDO BONASSI, com o poeta e músico RICARDO SILVESTRIN e com a cineasta SUZANA AMARAL.

18h00 - SESC PINHEIROS
RICARDO SOARES conversa com CECÍLIA GIANNETTI, JUAN DIEGO INCARDONA e PEDRO MAIRAL.
O escritor, jornalista e diretor de TV RICARDO SOARES conversa com a escritora carioca CECÍLIA GIANNETTI e com os argentinos JUAN DIEGO INCARDONA e PEDRO MAIRAL.

21h00 - TEATRO BRINCANTE
Noite em homenagem ao Dia da Consciência Negra e ao centenário do poeta pernambucano SOLANO TRINDADE com as participações de MARIA EUGÊNIA ALMEIDA, MIRÓ, NARUNA COSTA, OLIVIA ARAÚJO, PEDRO AMÉRICO, ROSANE ALMEIDA, VALMIR JORDÃO e WILSON FREIRE.
Na ocasião, será exibido o documentário MIRÓ: POETA, PRETO, POBRE E PERIFÉRICO, dirigido por WILSON FREIRE e premiado no CINE PE 2008.

DIA 21 - SEXTA-FEIRA
11h00 - LIVRARIA DA VILA
ÁLVARO COSTA E SILVA conversa com BEATRIZ BRACHER e CRISTOVÃO TEZZA.
O jornalista ÁLVARO COSTA E SILVA, editor do caderno Idéias do Jornal do Brasil, conversa com a paulistana BEATRIZ BRACHER e o catarinense CRISTOVÃO TEZZA.

15h30 - CENTRO DA CULTURA JUDAICA

MAURÍCIO MELO JÚNIOR conversa com BERTA WALDMAN, MARIO TEIXEIRA, MOACYR SCLIAR e RONEY CYTRYNOWICZ.
O jornalista MAURÍCIO MELO JÚNIOR, apresentador do programa LEITURAS, da TV SENADO, conversa com os escritores MARIO TEIXEIRA, MOACYR SCLIAR e RONEY CYTRYNOWICZ e com a pequisadora BERTA WALDMAN, por ocasião do lançamento dos livros ABC do Mundo Judaico, de Scliar, e O GOLEM DO BOM RETIRO, de Teixeira, ambos publicados por Edições SM.

18h00 - SESC PINHEIROS
IVANA ARRUDA LEITE conversa com MENALTON BRAFF e MURILO CARVALHO.
A escritora IVANA ARRUDA LEITE conversa com o gaúcho MENALTON BRAFF e o mineiro MURILO CARVALHO, vencedor do Prêmio Leya de Literatura 2008.

21h00 - MERCEARIA SÃO PEDRO
Abertura oficial da exposição e lançamento de livro de fotografias feitas pelo carioca JOSÉ DINIZ em comemoração aos 40 anos da MERCEARIA SÃO PEDRO, um dos botecos “literários” mais badalados da cidade.

DIA 22 - SÁBADO

11h00 - LIVRARIA DA VILA
EVANDRO AFFONSO FERREIRA conversa com ALTAIR MARTINS, LUCI COLLIN e RONALDO CORREIA DE BRITO.
O escritor mineiro EVANDRO AFFONSO FERREIRA conversa com o gaúcho ALTAIR MARTINS, com a curitibana LUCI COLLIN e com o cearense RONALDO CORREIA DE BRITO.

14h30 - BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA
FABRÍCIO CARPINEJAR e FABRÍCIO MARQUES conversam com JOMARD MUNIZ DE BRITTO e SEBASTIÃO NUNES.
O poeta gaúcho FABRÍCIO CARPINEJAR e o poeta mineiro FABRÍCIO MARQUES conversam com o poeta e agitador pernambucano JOMARD MUNIZ DE BRITTO e com o poeta e editor mineiro SEBASTIÃO NUNES.
Na ocasião, serão comemorados os 70 anos de Jomard e Sebastião - este último, acompanhado da abertura da exposição com o acervo da sua histórica EDIÇÕES DUBOLSO.

17h00 - BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA
IVAN MARQUES conversa com ADÉLIA PRADO.
O professor da USP e crítico literário IVAN MARQUES, criador do programa Entrelinhas, da TV Cultura, conversa com uma das principais poetas brasileiras, a mineira ADÉLIA PRADO.

19h30 - BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA
Apresentação literomusical com o poeta, ator e dramaturgo GERO CAMILO, em que ele aproveita para lançar o seu primeiro CD, “Canções de Invento”.

DIA 23 - DOMINGO
14h30 - LIVRARIA DA VILA
JOCA REINERS TERRON conversa com ANGELI, LAERTE e RAFAEL GRAMPÁ.
O escritor cuiabano JOCA REINERS TERRON conversa com os quadrinistas ANGELI, LAERTE e RAFAEL GRAMPÁ.

18h00 - CENTRO CULTURAL b_arco
CLAUDINEY FERREIRA conversa com FABIANA COZZA, FRANCISCO BOSCO e LUIZ TATIT.
O jornalista CLAUDINEY FERREIRA conversa com a cantora FABIANA COZZA, com o escritor e ensaista FRANCISCO BOSCO e com o cantor e compositor LUIZ TATIT.
Participação especial de MARCIO DEBELLIAN, um dos realizadores do documentário PALAVRA (EN) CANTADA, que discute a relação entre música e poesia no Brasil com depoimentos, entre outros, de ADRIANA CALCANHOTTO, CHICO BUARQUE, JORGE MAUTNER, LIRINHA, MARIA BETHÂNIA e o próprio LUIZ TATIT. Na ocasião, serão exibidos trechos do filme.

20h00 - ENCERRAMENTO - CENTRO CULTURAL b_arco
Show com a banda gaúcha PATA DE ELEFANTE.
Em seguida, lançamento de vários títulos, como o livro-LP NOSSA SENHORA DA PEQUENA MORTE, de CLARAH AVERBUCK. No espaço, estarão expostas as ilustrações da obra, feitas pela artista plástica EVA UVIEDO.
Haverá ainda o lançamento dos livros da EDIÇÕES K, de Curitiba.

Nenhum comentário: