terça-feira, março 17, 2009

Meu Fernando Pessoa


Yuri, meu filho: geminiano da gema, com um de seus heterônimos.

(O poema abaixo já foi publicado aqui em 17 de junho do ano passado, no aniversário do Yuri. Mas acho que a foto e o contexto que ela apresenta valem o repeteco).


Meu rei,
meu príncipe,
meu menino,
meu herói,
meu mocinho,
meu cowboy,
minha estrada,
minha luz...
Meu signo de lua,
minha música à capela,
meu poema premiado,
meu enredo de novela...
Meus sentidos,
minha sina,
meu brinquedo de menina,
meu anjinho tão moreno,
meu remédio,
meu veneno...
Meu cantor de rock and roll,
meu artista preferido,
meu atleta destemido,
meu fogo,
meu ar,
meu mar...
Meu sonho mais encantado,
meu eterno namorado,
meu garoto tão levado,
meu São Jorge,
meu dragão!
Você é tudo e é sempre
a minha fé,
o meu guia!
Meu caminho,
a semente.
Meu passado,
meu futuro,
o meu mais lindo presente!
Meu filhinho,
meu orgulho.

Goimar Dantas,
a mãe do Yuri
Em 21/02/07

5 comentários:

Anônimo disse...

linda essa foto... achei que ficaria melhor ler o poema logo abaixo, mesmo que fosse para aparecer repetido. afinal, são várias faces de um mesmo...

bj, mau

poesia potiguar disse...

eu ia colocar o poema, mas desisti porque já tinha inserido no dia do aniversário dele, ano passado... mas você está certo: vou colocar novamente... diz tanto sobre ele... obrigada pela dica, meu bem, meu "mau".

um beijo enorme!

Cássia disse...

Seu moleque está grande e lindo e nossos filhos realmente representam isso tudo para nós. Lindo o poema!

Anônimo disse...

Hoje, bem mais maduro, valorizo o ser mãe, algo incomparável. Fiquei encantado com seu poema, porque você soube derramar nos seus versos a essência de uma... mãe. Em 2006, fiz uns versos (nem ouso chamar de poema, tentando expressar a sublimidade do ser mãe, que você, sendo mãe de verdade, conseguiu sintetizar no seu poema. Nem ouse comparar, que o meu é só amadorismo com palavras, você é poetisa e das melhores. Nem ouse comparar:

Esse... ser mãe!

Ser mãe!!
decer no paraíso”?!
Nossa Senhora!
Quantas qualidades num só...
Ser!... mãe é afirmar
ao negar!
Negação do abstrato!
Num toque do coração,
deixa concreta a
abnegação:
a dedicação!

Afirma o carinho
no seu ninho!
Instaura a concretude
da proteção,
desde a alimentação:
Amamentação!!!

Plenitude:
O amor é
sua maior virtude!
sua própria definição!

Com toda sua entrega,
Mãe sempre nega
a si própria qualquer benesse!
Não questiona quem merece:
Filhos têm prioridade!
Só assim, o ser mãe
entende a felicidade!
Jesus teve a sua, Maria!
Nós temos a Nossa...
Senhora, obrigado
por ser esse ser...
tão dedicado!

Ah! esse... ser mãe!

Leo Ricino
2006

poesia potiguar disse...

Leo!!

Obrigada por compatilhar sua linda poesia nesse espaço que também é seu!

Venha sempre!

um beijão!