domingo, junho 21, 2009

José Luis Mora Fuentes



O escritor José Luiz Mora Fuentes faleceu no último dia 13 de junho, mas só ontem tomei conhecimento dessa informação. Prefiro me lembrar do Mora do jeitinho que ele está na foto acima: sorrindo, me fazendo rir, compartilhando comigo e com o meu amigo Ruy as lembranças fantásticas de suas histórias ao lado da grande escritora Hilda Hilst. As fotos deste post foram tiradas num lindo domingo de 2007, em Campinas, na Casa do Sol, local onde a escritora morava, juntamente com o amigo Mora, a esposa dele, Olga, e o filho de ambos, Daniel. Graças ao trabalho de Mora, o local foi transformado no Instituto Hilda Hilst, que promove, apóia e divulga ações culturais fundamentadas na obra da autora de A obscena senhora D.



Mora e Olga cuidaram de Hilda durante anos, principalmente na sua fase final de vida, quando ela já estava muito doente, após sofrer um acidente vascular cerebral. Devido a nossos projetos pessoais de trabalho, eu e meu amigo Ruy queríamos saber mais sobre a vida de Hilda e, por isso, entramos em contato com o Mora pedindo que nos recebesse lá na Casa do Sol. Mora foi de uma gentiliza ímpar: passou o dia batendo papo conosco, mostrando a casa, os cachorros, o terreno e a Figueira centenária tão amada por Hilda. Enquanto isso, nos contava histórias incríveis sobre a escritora, desde a epóca em que se conheceram, na juventude de Mora.



A Casa do Sol é um lugar completamente envolto em aura de magia e todo o tempo em que permaneci lá pude sentir uma energia verdadeiramente especial. Voltei "chapada", meio zonza, com os sentidos aguçados. Ao chegar em casa, ainda em transe, arrumei umas coisas, fui dormir e, no dia seguinte, escrevi um texto dedicado ao Mora, relatando minha experiência na Casa do Sol. O resultado você pode ler aqui.


Já essa foto sensacional pesquei no orkut do Mora: eram os anos 70, época em que a Casa do Sol vivia repleta dos amigos de Hilda. A escritora está em pé, com cigarro na mão, ao lado de Mora, um jovem de cabelos compridos, à sua direita. Nessa foto, também vemos a escritora Lygia Fagundes Telles, a segunda que aparece sentada, à esquerda, e o escritor Caio Ferando Abreu: em pé, o segundo à esquerda.

Só posso desejar que Mora e Hilda estejam matando as saudades, relembrando todas as suas histórias maravilhosas e se preparando para viver novas aventuras poéticas, dessa vez em outra dimensão.

2 comentários:

Cleyton Cabral disse...

Olá Goimar, tudo bem? Vendo notícias do Mora, cai na sua página e adorei a homenagem que vc fez. E que maravilha que você o conheceu pessoalmente, assim como a Casa do Sol. Sou um apaixonado pela obra da Hilda, venho pesquisando, lendo e com vontade de montar um espetáculo em cima de uma obra dela. Até vinha conversando com Mora pelo Orkut/msn. E nunca mais havíamos nos falado, senti falta e deixei um recado. Aí as pessoas vieram me contar do fato. =[ Beijão. Cleyton.

poesia potiguar disse...

Oi, Cleyton!

Obrigada pela visita, pelas palavras!! Realmente tive a felicidade de conhecê-lo, bem como à Casa do Sol. Também estive com Hilda, uma única vez, na entrega do Prêmio Moinho Santista, pelo conjunto de sua obra. Mas ela já estava muito debilitada, sua voz era um sussurro... Mas nunca vou esquecer daquela noite...

Apareça sempre!

beijão!

goimar