quinta-feira, julho 30, 2009

Caravana do Cordel



No último ano tive a oportunidade de conhecer um pessoal maravilhoso que batalha pela divulgação da Literatura de Cordel, da xilogravura, da música e das artes nordestinas, de modo geral. Pude assistir alguns eventos com parte dessa turma lá na Livraria Cortez e afirmo que é uma experiência profundamente poética e, pelo menos para mim, inesquecível. O grupo estará reunido em São Paulo, neste próximo sábado, conforme programação abaixo.

Para minha tristeza, tudo indica que, no horário do evento, estarei fora da cidade... Então, só me resta recomendar vivamente esse encontro, além de torcer para que eles se apresentem por aqui muitas e muitas vezes.


Caravana reúne o melhor da poesia popular de São Paulo

“É um mundo de cordel para todo o mundo!”

A Caravana do Cordel, projeto coletivo, construído por poetas populares nordestinos radicados em São Paulo, estreou com o pé direito. No segundo encontro, marcado para o dia 1º de agosto, a Caravana terá uma série de atividades, todas elas voltadas para o fortalecimento e valorização da cultura nordestina.
O evento, desta vez, além da exposição e venda de cordéis, livros e CDs, prestará uma justa homenagem a dois ícones nordestinos: Luiz Gonzaga e Raul Seixas, nos 20 anos de morte completados em agosto.

Na mesma ocasião serão lançados mais três folhetos de cordel: As Aventuras do Menino Jesus, de Benedita Delazzari, Chicó, o Menino das Cem Mentiras, de Pedro Monteiro (Luzeiro) e A Chegada de Michael Jackson no Portão Celestial, de João Gomes de Sá e Klévisson Viana (Tupynanquim).

Presenças confirmadas de Varneci Nascimento, Cleusa Santo, Nando Poeta, Sebastião Marinho, Costa Senna & Grupo Universos, Marco Haurélio, Cacá Lopes, Jocélio Amaro, Toninho de Olinda, Moreira de Acopiara, Evânio Matos, Luiz Wilson, Cícero Pedro de Assis e outros nomes da poesia popular escrita e cantada.

ESPAÇO CINECLUBISTA
RUA AUGUSTA – 1239 - CENTRO – (METRÔ CONSOLAÇÃO)
01/08/2009 (sábado), às 19:00 h - ENTRADA FRANCA

3 comentários:

Júbilo Jacobino disse...

É pena sua ausência, porém no próximo encontro, ... todo primeiro sábado de cada mês, estaremos oxalá juntos. Por hora obrigado pela divulgação.
PS - linda foto! Não canso de admirá-la.

poesia potiguar disse...

Oi, Júbilo!!

que notícia boa!!

não sabia que a Caravana ia se reunir uma vez por mês! nos veremos nos próximos eventos, com certeza!

Em tempo: também adoro essa foto!

beijão pra você!

Unknown disse...

Querida amiga e conterrânea Goimar

Parabéns por seu blog! Fiquei curioso por conhecer tantas obras clássicas em formato de cordel. Parabéns por seu interesse e empenho em divulgar. Dê uma olhada no Blog da Aspe, que tem igual objetivo. Vá ao GOEAR e grave poemas seus declamados por sua bela voz. Será legal.