sexta-feira, abril 23, 2010

Dia Mundial do Livro



Todo dia 23 de Abril, em que se comemora o Dia Mundial do Livro (suposta data do falecimento de Cervantes e Shakespeare), tenho o desejo fortíssimo de estar na Espanha, onde se celebra a data com o costume de caminhar pelas ruas trocando rosas por livros. Mas, enquanto não vou ao país do autor de Dom Quixote, sigo rendendo homenagens às obras literárias por aqui mesmo.

E hoje, mais do que nunca, estou contentíssima por ter sido presenteada pelo amigo Leo Ricino com 21 livros (lindamente encadernados). Isso porque o Leo vai se mudar e precisou se desfazer de parte de sua borgeaníssima biblioteca, composta por cerca de cinco mil volumes. Devo, portanto, 21 rosas a ele.

Sobre a foto deste post, fiz há tempos. Gosto demais desse livro (clique sobre a imagem para ver melhor), em que temos acesso às cartas que o poeta Paulo Leminski trocou com o amigo Régis Bonvicino.

Nelas, há diversos haikais que tornavam as tais cartas ainda mais belas. Fica a dica de leitura neste dia cuja cor cinza foi ganhando força e tingindo o céu por completo no decorrer das horas - uma paisagem que, por sinal, é um delicioso convite a um chá e a um bom livro.

2 comentários:

Ana Guimarães disse...

Obrigada pela dica de leitura!
Um bom sábado, mesmo chuviscando, como aqui no Rio!

poesia potiguar disse...

Oi, Ana!

Por aqui o chuvisco deu um tempo, mas tudo indica que deve voltar em breve.

Obrigada pela visita e bom final de semana pra você!