quinta-feira, maio 13, 2010

A saga do lançamento 2 - Recife



Já em Recife, cidade de Teresa Sales, o público do lançamento da biografia Cortez - A saga de um sonhador, e da palestra “Processo de produção de uma obra biográfica”, realizada na Livraria Cultura do Shopping Páteo da Alfândega, foi composto, em sua maioria, pelos amigos de Teresa, a maioria professores universitários.



Uma gente calorosa, que se mostrou vivamente interessada no que tínhamos para dizer. E como o tempo foi curto e não deu para fazer debate na sequência da palestra, ninguém arredou pé do local: todos ficaram papeando conosco durante os autógrafos.



Ali, entre uma assinatura e outra, respondíamos às questões e dúvidas dos professores em relação ao tema “biografia”.



Dentre esse pessoal, havia também oficias da Marinha (Cortez foi marinheiro por nove anos). Uma dessas representantes da Marinha era a simpaticíssima Andréa, assistente social.



Não resisti e tirei foto com o quepe da moça que, por sinal, já era fã de carteirinha do livro. É que Andréa recebeu o exemplar pelos Correios, antes mesmo do evento de lançamento no Recife. Fiquei emocionada em ouvi-la dissertar sobre seus trechos preferidos na história (pra todo o resto tem Mastercard!!).



No lançamento também tive a oportunidade de conhecer outros integrantes da família Cortez. É o caso de Adriana Mota Gomes, casada com Maxwell, sobrinho do biografado. Tanto o casal quanto o seu filho, Lucas, demonstraram a mesma alegria e generosidade que caracteriza o restante dessa grande família. Adorei conhecê-los!



E o que dizer de Laércio, também sobrinho de Cortez e que aparece à direita dessa foto, ao lado de Maxwell? Ave-Maria... Vou precisar de uma encarnação inteira para agradecer ao auxílio precioso que esse moço nos prestou durante essa verdadeira caravana pelo Nordeste! Laércio, muito, muito obrigada!



Ainda no Recife, alguns dos convidados foram além do evento de lançamento e nos seguiram pela noite adentro, esticada num charmoso bistrô francês que tinha por cenário a Praia de Boa Viagem. E lá, entre um camarão e outro, descobri que a simpática e conceituadíssima professora Ana Elizabete Mota (essa moça de cabelos cacheados que aparece sentada, à esquerda), doutora em Serviço Social e autora da Cortez Editora, vem a ser bisneta de Ana Bezerra, que, vejam só, dá nome à maternidade onde nasci, em Santa Cruz, RN. Conclusão óbvia: o mundo é um ovo.



Fiquei maravilhada, ainda, com a hospitalidade de Teresa Sales, que nos recebeu com almoço tipicamente nordestino em seu apartamento repleto de verdadeiras obras de arte de grandes pintores e gravuristas, como, por exemplo, Ismael Caldas. Teresa tem, também, uma tela de João Câmara, mas, para meu desgosto, a obra não estava em sua casa naquela ocasião... :(



Confesso, entretanto, que os quadros de que mais gostei são, na verdade, de um determinado engenheiro que tinha por hobby a pintura figurativa (estilo que é meu preferido). Trata-se de Hamilton (fiquei tão passada que esqueci, pasmem, de perguntar seu sobrenome), marido de Teresa, já falecido... Fiquei a-lu-ci-na-da com a beleza de suas telas, espalhadas por vários cômodos do apartamento. Amei esse quadro que aparece logo acima, mas também gostei demais da tela abaixo:



Enfim, o lançamento no Recife trouxe, como era de se esperar, muitas experiências inesquecíveis à minha vida. E é como eu confessei à plateia presente na palestra, lá na Livraria Cultura: "É a segunda vez que venho ao Recife e aconteceu exatamente o que eu previa quando li o poeta recifense Manuel Bandeira pela primeira vez, há 20 anos: me apaixonei perdidamente pela cidade. E espero que, com o flerte tão sério desta noite, ela se apaixone por mim também".

5 comentários:

Júlia disse...

Goimar só você para nos presentear esses momentos maravilhosos que vocês viveram nos últimos dias. Vi que conhece minha irmã, cunhado, afilhado, e reviu mais alguns membros da nossa grande família.
Obrigada por tudo.
AdorOOOOOO
Beijo grande

Anônimo disse...

SEU SORRISO OFUSCA COMPLETAMENTE A PRESENÇA DO QUEPE.

Anônimo disse...

Goimar fiquei emocionada com suas palavras...Vc é uma pessoa especial...
Beijo no coração
Adriana Mota Gomes

poesia potiguar disse...

queridas Júlia e Adriana: obrigada pelas palavras gentis. só sinto pelo fato de tudo ter acontecido tão rápido. por mim, eu esticaria a passagem pelo Recife em mais uns dois dias (rs!!!).

Adriana: mande um beijão pra família! E falando em família, preciso comentar uma coisa com você: o seu filho é como o meu: lindo, lindo, lindo!!!!!

beijos!!!!!!

poesia potiguar disse...

Caro Anônimo: elogio em letra maiúscula vale o dobro!

Obrigada!!!!!!!!!!!!