terça-feira, maio 12, 2009

Coletivo Potiguar



E dando continuidade à temática da fotografia, assunto preferido dos últimos dias e posts, gostaria de indicar a exposição fotográfica Coletivo Potiguar. Como o próprio nome deixa claro, trata-se de uma exposição coletiva contendo trabalhos de fotógrafos potiguares ou que se dedicam a arte de retratar a região. São eles: Erik van der Weidje, Hugo Macedo, Jean Lopes, Karen Montenegro, Max Pereira, Nuno Rama, Pablo Pinheiro, Ricardo Junqueira e Zé Frota.

Ainda não fui à exposição, que segue até 14 de junho na Caixa Cultural, em São Paulo, mas já pude conferir algumas fotos lindíssimas por meio de matérias publicadas em sites. Com a cara de pau que me é peculiar, já adicionei um dos fotógrafos do Coletivo, o Jean Lopes, aos meus contatos no Flickr. Jean é um artista de extrema sensibilidade e estou totalmente “in love” pelo trabalho do moço, que você pode conferir clicando aqui.

Abaixo, reproduzo a matéria do UOL sobre o Coletivo.

30/4/2009 11:01:00


Coletivo Potiguar


Coletiva, em São Paulo, reune nove fotógrafos

Da Redação

A fotografia potiguar faz da Caixa Cultural a sua casa de 1º de maio a 14 de junho. Durante este período, o espaço cultural da Praça da Sé, em São Paulo, exporá Fotografia Contemporânea Potiguar – Imagens da esquina do Brasil. A mostra reúne nove fotógrafos, nem todos filhos do Rio Grande do Norte, mas todos com a produção relacionada de alguma forma ao estado. A curadoria e pesquisa são de Ricardo Junqueira, fotógrafo brasiliense que vive em Natal (RN) desde 1996 e também participa da coletiva.

Imagens da esquina do Brasil tem um caráter didático. Pretende refletir sobre a recente produção autoral potiguar e sua contribuição no contexto da arte visual contemporânea. Espera também colocar essa produção no cenário da fotografia nacional e internacional. Para isso, o projeto prevê também a produção de um livro, de um CD-ROM e de material educativo, para serem distribuídos entre curadores, colecionadores, museus, escolas, bibliotecas públicas e outras instituições.

A exposição terá em torno de cem imagens, abrangendo um período que recua até o ano 2000. Participam, além de Junqueira, os fotógrafos Jean Lopes, potiguar de Assu, o paraibano Numo Rama, o paulista José Frota, a alagoana Karen Montenegro, atualmente vivendo no Rio de Janeiro, o holandês Erik van der Weijde, o paulista Pablo Pinheiro e os potiguares Max Pereira, professor de fotografia no Senac e Hugo Macedo.

Fotografia Contemporânea Potiguar Imagens da esquina do Brasil
Onde: Caixa Cultural
End.: Praça da Sé, 111, Centro – SP
Período: de 1/05 a 14/06
Entrada franca

2 comentários:

Jean Lopes disse...

Olá, Goimar.

Muito obrigado pela força. Agradeço em nome de todos nós que fazemos o "Coletivo Potiguar". Quando puder, dá um pulinho lá na Caixa da Sé.

Abraço.

Anônimo disse...

Fui ver a exposição "Coletivo Potiguar", como sou louco por fotografia sou suspeito pra falar, mais fiquei algumas horas simplismente observando e aprendendo um bocado, belo trabalho rapaziada parabéns
Denis Novais