domingo, outubro 04, 2009

Henri Cartier-Bresson e os momentos decisivos



Ontem foi um dia muito especial. Na aula de fotografia decidi, com a ajuda da minha professora Rita Domiciano, qual seria meu projeto final, o qual preciso entregar no término de novembro. Eu tinha umas mil e quinhentas ideias, mas todas possuíam a mesma temática: literatura. Munida de experiência e da paciência que lhe é peculiar, Rita ouviu meus planos mirabolantes e arrematou-os com uma sugestão genial: por que eu não fazia um ensaio fundamentado no enredo de um único livro? Achei incrível e, imediatamente, escolhi Lolita, de Vladimir Nabokov.

Vários motivos me levaram à decisão: trata-se de um dos meus textos preferidos, conheço bem o enredo e tenho em casa uma adolescente perfeita para encarnar a personagem da história. Além disso, minha filha adora servir de modelo pra mim, sempre com muita disponibilidade e resignação para aguentar minha demora, meus erros, minhas refações. Fiquei feliz da vida com essa oportunidade de, digamos assim, fazer uma interpretação imagética de Lolita.

Depois do curso, fui com a família ao Sesc Pinheiros ver a belíssima exposição do grande mestre da fotografia: o francês Henri Cartier-Bresson. Para resumir em uma palavra: imperdível! Tenho estudado Bresson no curso de fotografia e, a cada dia, fico mais apaixonada por ele. Porém, nenhum livro ou explicação - por melhores que sejam - substituem o impacto de ver as obras do artista reunidas.

Bresson criou a teoria do “momento decisivo”: algo como ficar horas parado, num cenário interessante, esperando que aconteça algo digno de ser captado, eternizado. É aquele instante mágico que todo bom fotógrafo persegue e que ele encontrou, ao que parece, muito mais do que qualquer outro.

Para completar, ao sair da exposição, deparei com um lindo espetáculo de dança flamenca, na área externa do Sesc. Não tive dúvida e fui atrás do meu “momento decisivo”. Eu estava muito inspirada pelos trabalhos de Bresson e, talvez por isso, considerei as fotografias desse meu "Ensaio Flamenco" como as mais bonitas que já fiz. Inseri três aqui (abaixo), mas você também pode ver as que estou postando aos poucos no meu Flickr.



Uma das bailarinas da Cia Balangandança, em apresentação de dança flamenca, no Sesc Pinheiros, em São Paulo.


Penso que esse foi um dos "momentos decisivos" mais bonitos do espetáculo.


Gostei demais do resultado dessa, em que procurei enfatizar os pés, as cores, o movimento.

Nenhum comentário: