terça-feira, outubro 06, 2009

Annie e Alice: fonte de inspiração


Primeira foto do ensaio de Annie Leibovitz, inspirado em Alice no país das maravilhas.

Estou pesquisando ensaios fotográficos fundamentados em obras literárias, como parte do meu projeto final do curso básico de fotografia. A ideia é que eu adquira as referências necessárias para compor meu ensaio sobre a obra Lolita, de Vladimir Nabokov.

A primeira dica da minha professora foi: "Veja o ensaio que Annie Leibovitz produziu para a Vogue americana, que teve como base o clássico Alice no país das maravilhas", de Lewis Carroll. Eu vi... E, desde então, não consigo tirar as imagens da minha cabeça: o ensaio é uma obra de arte e ponto.

Aliás, desde que iniciei meus estudos sobre fotografia, tenho pensando muito nessa linha tênue entre arte e técnica. Minha conclusão é de que arte deriva do encontro privilegiado entre inteligência, paixão e sensibilidade e cujo resultado é capaz de emocionar/inspirar pessoas. E da mesma forma que nos inspira, a arte também nos acomete daquela vontade irrefreável de compartilhá-la, fazendo com que outros possam sentir as mesmas sensações positivas que nos arrebataram quando deparamos com ela. E é por esse motivo que compartilho o ensaio de Annie Leibovitz. Para vê-lo, é só clicar aqui.

Um comentário:

Cássia disse...

não vejo a hora de ver sua Lolita!