terça-feira, junho 28, 2011

Confissões poéticas

"Saibam todos que fora da poesia me sinto sempre um intruso. Torno a repetir o verso de Banville: Je suis un poète lyrique! Sim, sou sofrivelmente um poeta lírico: porque não pude ser outra coisa, perdoai... ".

Quem disse isso foi Manuel Bandeira, no livro Itinerário de Pasárgada, mas bem poderia ter sido eu. Em qualquer dia, em qualquer hora, em qualquer lugar... Sei que é uma audácia sem tamanho se equiparar ao dedo mindinho de Bandeira (perdoai!!!!). Mas quando li isso não consegui deixar de pensar o quanto essa confissão se encaixa em meus achismos íntimos como uma luva.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fora, ele é um intruso...Sensacional

Obrigado.

WF

poesia potiguar disse...

Oi, WF!

Quanto mais leio Bandeira, mais me apaixono por ele. Caso você não tenha lido Itinerário de Pasárgada, recomendo muito. É uma autobiografia do poeta, focada em seu processo de trabalho. Nela, com generosidade imensa, Bandeira nos conta sobre suas dificuldades para compor esse ou aquele verso, o modo como os poemas surgiam e, às vezes, desapareciam, as críticas e os elogios recebidos em seus primeiros livros... Seu eterno perrengue financeiro, seu trabalho como tradutor etc. Em outras palavras: IMPERDÍVEL!

Anônimo disse...

Estarei procurando ontem, com avidez gerúndica.

Cordialmente ( não, o cordial não mente ),

WF.

poesia potiguar disse...

WF,

estou convicta de que será uma das melhores aquisições de sua vida!!

(Sim, pode acreditar que é pra tanto).