quinta-feira, julho 31, 2008

Tangos e transcendências




Quando vi a famosa cena do tango no filme Perfume de Mulher (Scent of a Women, direção de Martin Brest, 1992), senti como se o restante do mundo fosse uma coisa menor... É incrível como a arte – seja ela cinema, literatura, música, pintura, escultura etc – tem o poder de nos transportar para outras dimensões, como acontece quando estamos apaixonados. E é justamente esse o poder que essa cena exerce sobre mim: ela alimenta meu espírito, me enche de entusiasmo.

Para entender melhor esse efeito é preciso investigá-lo mais a fundo. A palavra entusiasmo vem do grego e significa “ter um Deus dentro de si” ou ainda “sopro divino”. Para os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer desafios. Considero esse conceito lindíssimo e acredito piamente nele.

Também estou certa de que Al Pacino – disparado meu ator preferido – estava tomando por uma força maior quando interpretou essa e todas as outras cenas em que viveu o coronel cego Frank Slade. Por meio de seu personagem, Pacino nos guiou pelo caminho da arte, em seu estado mais puro e genuíno. Sua atuação magistral lhe rendeu o Oscar de melhor ator. Um prêmio pequeno se comparado à grandeza, à alegria e à sensação de ter a alma tomada por entusiasmo.

4 comentários:

Cássia disse...

Ai Goe, quase chorei ao rever esta cena, que assisti pela primeira vez há anos...Vou alugar o filme este final de semana para poder rever tudo!
AMEI seu blog viu? E vou apostar na sua dica de leitura e comprar A praia.
Beijinhos em todos,
Cássia

poesia potiguar disse...

Oi, Cássia!!

Que coincidência, mulher!
Tava pensando em você hoje...
Como vocês estão por aí???
Mande mais notícias, e-mails, fotos!!
Estou superfeliz por você ter gostado do blog! Apareça sempre!

beijos!

Cássia disse...

Vou pegar seu e-mail com o Mau e te mandar fotos e notícias!
Beijos em todos,
Cássia

Cássia disse...

Que delícia ter meu texto elogiado por uma escritora e poeta veterana!!! Vamos nos falando pelos blogs.
Bem muderno!
Beijinhos,
Cássia