sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Metáfora


Um barco remete à viagem,
ao porto, silêncio, saudade,
ao mar infinito e ao vento,
ao sonho de outras paisagens.

Barco é paixão de sereia,
sustento do bom pescador,
é verso e canção de Caymmi,
tem sempre uma história de amor.

O barco é refúgio pra ilha,
travessa para outro oceano,
roteiro para uma Odisséia,
de Ulisses que vai navegando.

O barco é o rumo da vida,
é descoberta do Oriente,
das Índias, das especiarias,
dos chás, dos tecidos, sementes...

O barco é a pirataria,
o saque, o gancho, o capitão
bandeira preta com caveira
(carrancas como assombração!)

Na proa, na popa, convés,
no mastro, no cabo, timão,
no casco, na vela, escotilha:
o barco é irmão da solidão.

O barco é a casa do herói,
que cruza sem medo oceanos,
desbrava, conquista, liberta
descobre, desvenda, desperta.

O barco é tema do poeta,
é rima, estrofe, canção.
É o Norte, tesouro, acolhida,
é tempestade e despedida...

O barco é um estar à deriva,
a vida e o seu vaivém,
um lindo quadro impressionista.
O barco é tudo o que se tem.

O barco me leva a Pasárgada
e lá sou a amiga do rei,
me deito com os homens que quero,
nas camas em que escolherei!

Goimar Dantas
Ilhabela (Litoral Norte de São Paulo)
17-11-2007

6 comentários:

Andréa disse...

As suas palavras sao uma delicia, Goimar!! Que bom te "rever". Mesmo que de longe. :)
Beijao.

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog. Você tem muito bom gosto!

poesia potiguar disse...

Ôooo, Andréa!

Obrigada! Também estou muito feliz de ter encontrado você por essas vias virtuais. Estou cada vez mais fã da blogosfera por conta das surpresas inteligentes que ela possibilita.

Obrigada também a você, Freud Kevin :). Quero navegar pela sua vereda virtual com mais calma. Mas adianto que gostei muito da sua lista de sugestões de livros.
Beijão!

César Qúadros disse...

Oi Goi!! que linda foto! é tua? aliás as fotos que escolhes são sempre muito precisas, consegues no google ou tens outras fontes, compartilha aí com outro blogueiro que adora fotos eh eh eh

Beijão !!!!!

poesia potiguar disse...

Oi, César, querido!

Essa foto não é minha, não, imagina...rs! Ela é uma obra de arte e não fui que tive o privilégio de trazê-la ao mundo...

Aqui no blog poucas vezes usei fotos minhas. Na maioria dos casos busco no google mesmo, mas, há coisa de um mês minha irmã (maravilhosa!!!!) me indicou um site divino cujo endereço completo te passo na aula. A única coisa meio chatinha é que as buscas têm de ser feitas em inglês. Mas vale a pena porque o material que eles disponibilizam é simplesmente demais!

Um beijo grande pra você!

César Qúadros disse...

Vou adorar entrar nesse site, porque as fotos do teu blog são muito boas, claro que é uma questão de gosto também, e tu tens!!!

Bjs