quinta-feira, abril 23, 2009

Haikai da viagem




Tirei a sorte grande:
abri um livro
e ganhei o mundo.


Esse haikai é minha singela homenagem ao Dia Internacional do Livro, que se comemora hoje. A escolha da data tem motivos especiais: 23 de abril é o aniversário da morte de grandes autores, como Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Hoje é, também, Dia de São Jorge.

Reza a lenda que o sangue do dragão morto pelo santo guerreiro deu origem a uma linda rosa vermelha. Por isso, os moradores da região da Catalunha, na Espanha, juntaram essas histórias todas e inauguraram um costume pra lá de poético naquele país. Todo dia 23 de abril, os homens presenteiam as damas com uma rosa vermelha. Em troca, elas devolvem a gentileza presenteando os cavalheiros com um livro.

Ainda quero passar um dia 23 de abril na terra de Cervantes pra conferir esse espetáculo lírico de perto.

Em tempo: fiz a foto deste post há cerca de um mês. Na época, só queria registrar a beleza da flor ao lado desse livro lindo da Ecléa Bosi, mas, hoje, ao pensar numa imagem pra esse texto, me dei conta de que essa fotografia tinha tudo a ver.

Para saber mais sobre o Dia Internacional do Livro, clique aqui.

E falando em Jorge...

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Cuco!

já tinha visto essa foto no seu blog ou flick. está linda, como suas palavras. tudo tão lindo. tudo tão singelo. tão vermelho.

receba meu beijo como forma de flor.

G39