quarta-feira, abril 08, 2009

A serventia da poesia



Toda a minha poesia não tece as tramas de um dia,
Não lança luz sobre as trevas,
Não ressuscita ninguém.

Toda a minha poesia flerta é com a covardia
Posto que é mero recurso
De se “dizer” e não “ser”.

Meus versos não ganham guerras, batalhas, conflitos vãos.
Não libertam prisioneiros,
Não têm receita pra dor.

Meus versos não abrem portas,
Não têm a chave da casa,
Não trazem meu pai de volta,
Não me dão explicações.

Por outro lado, eu entendo que minha poesia é jorro,
Exposição, desaforo,
um drible em Dona Opressão.

Minha poesia é expressão dos meus desejos, vontades...
Grito pleno de saudade, espelho de sensações.
Pode também ser lamento, alusão, desilusão,
Um misto de céu e chão (onde se pode flanar).
Barranco, escora, montanha, todo o mar que se admira
Lá longe se arrebentar.

No fundo
toda a poesia tem alguma serventia,
Seja de noite ou de dia
Pode aos homens encantar.
E provocar um sorriso,
E revelar um mistério,
E ser mais leve que o ar...

Poesia não tece o dia,
Mas é um fio condutor
Que nos mostra
(e nos transporta)
A um mundo paralelo...

Um reino de um só castelo
Onde o rei e a rainha
São a Beleza e o Amor.

Goimar Dantas
São Paulo
05-04-09

6 comentários:

Judô e Poesia disse...

pois é, a poesia, como a voz, é uma forma de você ser, existir e estar, no outro. Estou feliz por estar aqui, lendo sua poesia, de qualidade, e não tenho certeza se seu pai também não sorri em algum lugar, porque, para mim, a poesia é a forma mais pura da oração.

poesia potiguar disse...

Olá!

Muito obrigada pela visita e pelas palavras tão gentis e bonitas. Será sempre uma alegria receber você por essas bandas!

Um grande abraço!

Anônimo disse...

È...
Dito
Interdito
E muito bonito.

Parabénes, Goimar.

Zilmara Dahn disse...

"Toda minha poesia flerta é com a covardia."

se a gente falasse tudo que escreve...

bendito teclado.

lindo poema, lindo.

Anônimo disse...

é isso ai CUCO. senta escreve. e deixa ser. bj

poesia potiguar disse...

Zill Pills: thanks, baby. Love you.

G-39: "é nóis".

Ass: Cuco.